Destaque Director de escola pública falsifica certificado para frequentar ensino superior na UP

Director de escola pública falsifica certificado para frequentar ensino superior na UP

A Direcção do Registo Académico da Universidade Pedagógica (UP) anulou, há dias, com efeitos imediatos, o certificado de habilitações literárias e o respectivo diploma, do director distrital de Educação e Desenvolvimento Humano da KaTembe, supostamente por ter apresentado um certificado falso da 12ª classe (nível médio), para frequentar o ensino superior.

Femerepe Jeremias, que é também chefe de actos públicos (protocolo) do governo da KaTembe, ingressou num curso de graduação leccionado pela UP, apresentado um certificado falsificado, presumivelmente emitido pela Escola Secundária Francisco Manyanga, em Maputo, onde fez o nível médio, na década de 90.

Num processo normal de verificação de documentos apresentados pelos candidatos e estudantes da UP, a 26 de Janeiro do ano em curso, a Direcção do Registo Académico endereçou, através da “informação nº. 048/DRA/2193/UP/2017”, uma missiva à Escola Secundária Francisco Manyanga, na qual solicitava a confirmação ou não da veracidade “do certificado de nível médio” de Femerepe Jeremias.

Em resposta, a direcção daquele estabelecimento de ensino secundário, disse à UP, através do ofício “Nossa Ref. 82/ESFM/99570/11/17 Maputo 31/01/2017”, que “satisfazendo ao solicitado com a nota de referência no. 048/DRA/2193/UP/2017, cumpre-nos informar à V. Excia que, o certificado apresentado pelo senhor Femerepe Jeremias é falso”.

Recomendado para si:  Província de Maputo regista aumento de casos de malária

A Escola Secundária Francisco Manyanga sublinhou ainda que “o número 448/94 Curso Nocturno”, apresentado no certificado, ora falso, do director distrital de Educação e Desenvolvimento Humano da KaTembe, é de um aluna de nome Catarina Amina Purai.

Perante esta constatação, a UP não encontrou outra saída, senão anular, pelo cunho de Elena Magumane, directora do Registo Académico, e do reitor Jorge Ferrão, o certificado de habilitações literárias e o respectivo diploma, do visado.

@Verdade