Destaque Lixo deixado após o Festival Tropicak Zouk na Matola

Lixo deixado após o Festival Tropicak Zouk na Matola

A Cidadela da Matola, no município do mesmo nome, ficou parcialmente irreconhecível com as quantidades de lixo produzidas e espalhadas pelos espectadores que para lá se deslocaram para assistir ao Festival Tropicak Zouk.

Garrafas partidas, latas de refrigerantes e bebidas alcoólicas, garrafas plásticas e pratos isotérmicos espalhados pelo chão na manhã de hoje, provam o cenário deixado pelos milhares de citadinos que passaram os dois dias a “curtir” música tropical.

Os depósitos de lixo disponibilizados e espalhados pelo comité organizador em coordenação com as autoridades municipais não foram suficientes para as enormes quantidades de lixo produzidas antes, durante e depois do espectáculo.

Não fosse a intervenção dos organizadores do evento em garantir que logo pela manhã se fizesse limpeza do local, aliado à corrida dos vendedores de lixo reciclável que acorreram ao local em busca das garrafas pet, latas de refresco e cerveja para revender, o cenário seria vergonhoso.

Crianças, mulheres e até mesmo idosos, fizeram-se às primeiras horas no interior e arredores da zona onde decorreu o espectáculo para recolherem apenas o lixo reciclável e com isso ganhar algum dinheiro.

Ao longo da Estrada Velha, as avenidas que partem da zona da Ceres e da paragem João Mateus até ao cruzamento com a primeira, escapou apenas o lixo não reciclável, que de certeza o Conselho Municipal da Matola vai tratar de varrer e remover nos próximos dias.

Jornal Notícias