A. Júnior, polidor de viaturas na cidade de Maputo, está detido na 1ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), acusado de furto de um carro de marca Toyota Corolla, com a chapa de matrícula AEX-124-MP.
Para o efeito, o jovem de 17 anos de idade abusou da confiança depositada pelo proprietário da viatura, que solicitou serviços de limpeza do veículo, para desaparecer com o mesmo por volta das 10 horas, tendo sido possível recuperá-lo num outro ponto já no final do dia.
Segundo Paulo Nazaré, porta-voz da polícia afecto ao Comando da Cidade de Maputo, esta é a segunda vez que o jovem polidor é detido num caso similar usando a mesma artimanha. Por isso, apela-se aos proprietários para não deixarem as chaves dos seus automóveis com estes indivíduos, porque casos de furtos de viaturas nestes moldes tendem a crescer nos últimos dias na capital.
A título de exemplo, na passada sexta-feira, um outro indivíduo foi detido durante uma perseguição pela polícia, quando acabava de roubar um automóvel nas imediações do Hospital Central de Maputo, tendo acabado por embater contra um obstáculo fixo, recordou a nossa fonte.
Nazaré explicou ainda que há também registo de polidores que reproduziram chaves de viaturas sob sua responsabilidade e que foram roubadas por si ou por seus comparsas.
Por sua vez, A. Júnior negou, em declarações à imprensa, as acusações que recaem sobre si, tendo afirmado que o dono do carro é seu patrão há seis anos e que o mesmo lhe entregou as chaves para proceder à limpeza da viatura. Mas como estava muito suja e com cheiro insuportável na bagageira, tratou de levá-la para uma empresa vocacionada para o efeito, localizada nas imediações do local, por duas horas. Diz ter ficado surpreendido ao ser recolhido para as celas da polícia, sob acusação de furto.
Jornal Notícias