Destaque LAM falha voo para Nampula e Lichinga por problemas técnicos

LAM falha voo para Nampula e Lichinga por problemas técnicos

Mais de 100 passageiros das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), com destino as cidades de Nampula e Lichinga, foram impedidos de viajar este domingo, no Aeroporto Internacional de Maputo, devido a problemas técnicos nas aeronaves.

Alguns, que iam a Nampula ficaram retidos desde a tarde de sábado, devido ao mesmo problema, tendo sido encaminhados a uma estância hoteleira. Mas o grosso dos passageiros é o que estava com o embarque programado para as 6:30 horas deste domingo, que depois de chegar ao aeroporto por volta das 5:30 horas, para o “checkin”, só foi liberto pouco depois das 17:00 horas.

Segundo testemunhas, que não quiseram se identificar, em declarações à Folha de Maputo a hora do voo foi reprogramado mais de cinco vezes por alegado acondicionamento do avião.

Durante este todo o período, os passageiros chegaram a embarcar por duas vezes, nomeadamente as 10:00 e as 16:00 horas, mas quando o aparelho estava prestes a se movimentar, os pilotos anunciavam problemas técnicos e aconselhavam os passageiros a desembarcar.

Uma das situações que deixou os passageiros mais preocupados com a companhia é a deficiente comunicação e o mau atendimento.

Por exemplo, segundo denunciou outro cliente, das 5:30 horas que se fez ao Aeroporto, a companhia apenas disponibilizou uma modesta refeição por volta das 12:00 horas.

Recomendado para si:  Ordem dos Médicos suspende inscrição de novos licenciados da Universidade “Chipande”

De acordo com técnicos das LAM, a avaria deveu-se a demora na manutenção do voo Poelela, uma das maiores aeronaves que a companhia tem, e que vinha se queixando já há bastante tempo.

Assim, o voo para Lichinga foi cancelado para Terça-feira, enquanto que o de Nampula aguardava ainda por uma solução, tendo os passageiros sido dados a opção de esperar para embarcar as 20:45 de hoje ou cancelar para outro dia.

Por volta das 18:00 horas foi também anunciado o cancelamento do voo com destino a cidade de Quelimane, na província da Zambézia.

Para além dos passageiros que se encontravam na cidade de Maputo, outros tantos que se encontravam nos aeroportos de Nampula, Lichinga, Quelimane, com destino a Maputo e outros pontos, passaram pelo mesmo cenário.

Informações de última hora indicam que o Voo da Rota Maputo – Cidade da Beira, que devia partir as 19:30 também ficou cancelado, comprometendo não só passageiros anónimos, como também a Selecção Nacional de Futebol, Os Mambas, que tem um jogo amigável agendado para esta terça-feira no Campo do Ferroviário da Beira, com a sua congénere da Etiópia.

Folha de Maputo