Destaque Funcionários do INATTER processados por envolvimento em fraudes

Funcionários do INATTER processados por envolvimento em fraudes

Três funcionários do Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER) foram processados disciplinar e criminalmente acusados de estarem envolvidos em fraudes nos exames teóricos de condução em Maputo e Matola.

Devido ao esquema, uma instrutora de condução viu a sua licença de actividade cancelada pelo INATTER, não podendo, neste momento, exercer funções de formadora em nenhuma escola de condutores de veículos do país.

Segundo o Porta-voz do INATEER, Vasco Tovela, citado pelo “Notícias”, 1.109 instruendos, que se envolveram em artimanhas no sistema de exames de multimédia de condução, detectados em Fevereiro do ano passado, podem já se submeter à nova avaliação final, findos 12 meses de impedimento determinados por lei.

Os técnicos em alusão estão envolvidos na viciação dos exames dos instruendos. Actualmente, a instrutora também está a ser ouvida na Polícia de Investigação Criminal (PIC), actualmente designada Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC).

Também está em curso um outro processo que resultou na emissão fraudulenta de mais de 300 cartas de condução entre 2015 e Março do ano passado, nas delegações do INATTER na cidade e província de Maputo.

Tovela disse que dos 15 funcionários, inicialmente arrolados, o número de iniciados baixou para três.

O esquema foi descoberto no decurso de uma auditoria interna que constatou que os procedimentos de controlo de acesso às salas de exames teóricos de multimédia eram violados e que indivíduos estranhos se introduziam para realizar provas em nome de instruendos.

Em alguns casos, uma mesma pessoa realizava provas em nome de vários candidatos.

Apesar do reforço das medidas de segurança no ano passado, Tovela assegurou que o sector de auditoria interna continua atento ao possível surgimento de outras modalidades de obtenção fraudulenta da carta de condução.

RM