Destaque Apreendidos mais de 28 mil frascos de medicamentos em Cabo Delgado

Apreendidos mais de 28 mil frascos de medicamentos em Cabo Delgado

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Mais de 28 mil frascos de diferentes medicamentos, supostamente subtraídos do Sistema Nacional de Saúde (SNS) para o mercado informal, foram apreendidos pela Polícia da República de Moçambique (PRM) em Cabo Delgado, na posse de um cidadão.

Trata-se de 786 embalagens de coartem – remédio destinado ao tratamento da malária, mil frascos de niaclipina, 1.500 de salbutamol, quatro mil de metronidazol, três mil de griseofulvina, nove mil de eritromicina e 10 mil de paracetamol.

A apreensão aconteceu no Posto Administrativo de Diaca, no distrito de Mocímboa da Praia.

Para além destas quantidades, o corporação confiscou também pelo menos 10 mil meticais supostamente na posse de um cidadão ora privado de liberdade em conexão com o mesmo caso.

O acusado alegou os fármacos foram-lhe fornecidos por dois indivíduos, dos quais um professores que vive na vila da Mocímboa da Praia.

A Polícia disse que na semana passada, no distrito de Chiúre, um outro cidadão foi preso por posse ilegal de medicamentos, supostamente provenientes da província de Nampula.

Aliás, o indiciado detido em Cabo Delgado disse igualmente que os fármacos vêm de Nampula.

Apesar do alegado aprimoramento das medidas de armazenamento e segurança de medicamentos em vários hospitais de Moçambique, o roubo prevalece e as redes que se dedicam a esta prática deveras lesiva ao Estado, dos quais funcionários públicos, parecem paralelamente estar a aperfeiçoar as suas artimanhas.

Aliás, em 2015, a ministra da Saúde, Nazira Abdula, disse na Assembleia da República (AR), que os fármacos encomendados para o SNS passariam a ser escoltados pela PRM no acto de distribuição aos armazéns e unidades sanitárias, com vista a evitar roubos.

Porém, esta medida parece também ser pouco ou nada eficaz para conter o mal que concorre para que milhares de moçambicanos fiquem privados de remédios.

Em 2006, o Centro de Integridade Pública (CIP) publicou um estudou no qual defendeu que a corrupção no sector da Saúde em Moçambique é um dos problemas que concorrem para o roubo e/ou desvio de medicamentos.

@Verdade