Desmaios em circunstâncias estranhas geram pânico na área atribuída a deficientes militares, no bairro Sidwava, município da Matola, província de Maputo.
Tais fenómenos, segundo os residentes, são também caracterizados por ataques por forças invisíveis, movimentos misteriosos durante a noite, entre outras formas.
São no total catorze famílias de combatentes da Luta de Libertação Nacional, transferidos do bairro Matola F em 2015, para as novas residências construídas pelo ministério de tutela.
Contam que desde que passaram a viver naquelas casas, os referidos fenómenos são visíveis e se agravam a cada dia que passa.
Alguns residentes foram ouvidos pela Rádio Moçambique.
“Desmaia a mulher e quando você quer socorrer, também desmaia. Ninguém pode socorrer o outro… Agora vamos pedir ao Régulo para pelo ao menos, fazer cerimónia…. Estamos mal, muito mal mesmo. Não vale a pena. Hoje vomitei e quando a mamã veio prestar socorro, também veio cair na minha frente… Desde muito tempo aproximamo-nos ao régulo, mas ele não resolve nada e quando falamos com o régulo sempre promete, quantas vezes a prometer?”, disseram alguns deficientes militares residentes no bairro Sidwava.
Entretanto o chefe da autoridade tradicional de Sidwava, Jorge Nwamba, disse estar a envidar esforços para realizar uma cerimónia tradicional junto dos Matsolo, família nativa da zona.
RM













