Destaque Manica: Reclusos libertados pela Renamo no CP de Báruè voltam a cadeia

Manica: Reclusos libertados pela Renamo no CP de Báruè voltam a cadeia

A Justiça e outras forças governamentais, acabam de recuperar 19 reclusos dos 48 libertados no Complexo Penitenciário de Báruè, pelos homens da Renamo, no passado dia 19 de Dezembro do ano findo na província de Manica, centro de Moçambique.

Os 19 recuperados se entregarem voluntariamente nos régulos e postos policiais, para além de outros recuperados pelo trabalho de recuperação levado a cabo pelo agentes da Justiça, PRM das FADM, que tem ajudado aos agentes da justiça, o que culminou com a recuperação dos reclusos em causa que já estão a cumprirem suas penas no mesmo complexo penitenciário.

Esta informação foi revelada esta terça-feira (10), pelo director Justiça Assuntos Constitucionais e Religiosos em Manica, Abel Henriques de Albuquerque, que sublinhou que ainda pretende recuperar 29 foragidos e no entanto o trabalho está em curso.

Por terem boa vontade de se entregarem aos régulos e postos policiais locais, para além de serem recuperados pelos agentes da Justiças e por mostrarem comportamento louvável terão tratamento específico ou cada caso terá seu tratamento especial.

Questionado se os libertados pelos homens de Afonso Dhlakama, virão a ter as suas penas recuadas ou poderão iniciar de onde já tinham cumprido para frente, Abel Henriques de Albuquerque garantiu aos jornalistas que cada caso terá seu tratamento específico, tendo em conta que não se libertaram sozinhos ou tratou-se de uma fuga voluntária.

O dirigente foi mais longe ao dizer o que passamos a citar “os Homens da Renamo fizeram aquilo alegadamente que aqueles reclusos tinham que irem passar festas do natal e final do ano com suas famílias sem por em conta os danos que os mesmos poderiam criarem dai que tudo fizemos para que voltem a cumprirem suas penas e igualmente a recuperação dos que ainda continuam foragidos”, fim da citação.

O director da Justiça Assuntos Constitucionais e Religiosos em Manica Abel Henriques de Albuquerque, falava destas palavras numa entrevista concedida pelos jornalistas a margem do encerramento da Conferência Nacional da Juventude da Igreja Embaixada de Jesus Cristo, na sua sede nacional na cidade de Chimoio, província de Manica.

Abrahamo Cufa – Manica