Destaque Libertado moçambicano sequestrado na África do Sul

Libertado moçambicano sequestrado na África do Sul

Um cidadão moçambicano foi libertado ileso na cidade sul-africana de Nelspruit, pelos seus sequestradores, depois de ter sido mantido em cativeiro durante três semanas.

Abdul Mohsin Carimo desapareceu a 10 de Julho, pouco depois de a sua esposa dado à luz uma menina.

De acordo com a sua família, Carimo saiu para tomar um café por volta das 10 horas da manhã no dia em que tudo aconteceu e nunca mais voltou.

O porta-voz da Polícia de Nelspruit, Dawie Pretorius, citado pela AIM, disse que Carimo foi abandonado próximo do centro comercial I`langa Mall. Segundo Pretorius, os sequestradores exigiram um dinheiro de resgate a família.

Porém, a polícia não foi capaz de revelar o montante exigido pelos raptores.

Sabemos que a família não pagou o resgate, mas os sequestradores decidiram libertá-lo”, afirmou Pretorius.

Explicou que a vítima foi encarcerada num quarto com os olhos vendados durante todo o tempo que durou o sequestro.

A vítima disse que não sabia onde estava porque não conseguia ver devido à fenda. Tudo aquilo que podia sentir é que estava a ser mantido numa sala pequena”, disse Pretorius.

No dia do seu rapto, a viatura de Carimo, de marca Mitsubishi, foi vista na estrada R40 em rota para a cidade de Barberton, que dista cerca de 50 quilómetros a sul de Nelspruit.

Uma testemunha ocular, um jardineiro na área, disse à polícia ter visto cinco suspeitos a abandonarem a viatura de Carimo e fugirem do local com a vítima num mini-bus Mercedes-Benz Vito, de cor branca e com uma chapa de matrícula moçambicana.

Quando os agentes da polícia chegaram ao local, descobriram a certidão de nascimento da sua filha recém-nascida.

Segundo o porta-voz, Carimo não foi violentado fisicamente durante o período em que ficou encarcerado. A fonte confirmou que ainda não foi feita nenhuma detenção em conexão com o caso, mas que a polícia prossegue com as suas investigações.

Este é o segundo caso de sequestro reportado na província sul-africana de Mpumalanga, um acto que aparenta ser a extensão de uma onda de sequestros que tem vindo a atormentar Moçambique desde 2011.

Aliás, em 2013, uma família que residia em Mbombela, e com negócios em Moçambique, foi alvo quando o seu filho e um amigo foram sequestrados a 19 de Novembro. Os adolescentes, de 18 e 19 anos, foram sequestrados no West Acres Park. Ambos foram libertados mais tarde.

O director de operações da Hi-Techs Security, Nico Grobler, disse que os sequestradores entraram em pânico devido à operação de resgate lançada pela polícia em colaboração com a segurança, depois que os raptores exigiram a soma de um milhão de dólares.

A Bola