Destaque Fraco caudal no Rio Zambeze compromete na produção de energia na HCB

Fraco caudal no Rio Zambeze compromete na produção de energia na HCB

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) indica que o fraco caudal no Rio Zambeze está a comprometer o armazenamento de água, matéria-prima para a produção de energia.

Para ilustrar o problema, fonte da Hidroeléctrica, citado pela nossa fonte, referiu que a 1 de Janeiro de 2016 a cota da Albufeira era de 321,32m acima do nível médio das águas do mar, sendo que a 30 de Junho corrente foi de 317,31m, uma redução na ordem dos 4,01 metros.

Com efeito, cada gerador está a reduzir a sua potência de 415 MegaWatts (MW) para cerca de 365 MW.

Considera-se que este cenário optimiza as necessidades comerciais e a necessidade de assegurar o armazenamento de água para diversos fins socio-ecónomicos e ecológicos e permite a possibilidade de recuperação rápida dos níveis da cota de exploração da Albufeira em 2017.

As restrições impostas poderão ser revistas consoante a evolução da situação hidrológica, sobretudo, na próxima época chuvosa.

Paralelamente, a HCB está a encetar negociações com os seus clientes com vista a proceder a ajustamentos de acordo com o novo cenário, prevendo-se restrições mínimas no fornecimento de energia.

Recomendado para si:  Chuvas intensas em Nampula podem afectar mais de 1,5 milhão de pessoas

Folha de Maputo