Excesso de resíduos sólidos nos mercados de maior comercialização e em algumas zonas urbanas, cheiro nauseabundo, águas negras estagnadas nas artérias da cidade de Chimoio na época chuvosa, são alguns dos problemas indicados como pedras no sapato que a edilidade deve resolver, disseram munícipes daquela autarquia.
Trata-se da lixeira do mercado Mapulango, 38 mm, do Bairro 5, Centro Hípico entre outros locais da urbe, que mais nota-se a demora da retirada dos resíduos sólidos pelo conselho municipal da cidade de Chimoio.
Osvaldo José, Castigo Francisco, Maria Panguane, alguns vendedores dos mercados em destaque ouvidos pela nossa reportagem pela passagem dos 41 anos da cidade de Chimoio, disseram que, a demora da retirada dos resíduos sólidos por parte do conselho municipal, reduz a aderência dos melhores clientes actualmente, porque as moscas que pousam nos produtos podem saírem dos locais que deposita-se lixo o que pode vir causar problemas de saúde dos consumidores.
“Nos pagamos as senhas todos os dias, e vendemos as frutas, mandioca, batata-doce nestas péssimas condições, e também sem esquecer a rua de foto Machesa ate na terminal de Chissui só cheira mal, as pessoas urina de qualquer maneira e temos penas de alguns mendigos que sentam naquele lugar para pedir o seu pão, melhoramento de vias de acesso”, são lamentações das nossas fontes.
Já o presidente da Assembleia Municipal de Chimoio Manuel Sueta, disse que ao nível de desenvolvimento da autarquia nesses últimos dias, a produção de lixo é maior e a edilidade com os meios que dispõem, não consegue satisfazer a demanda.
Para colmatar a problemática que mais apoquenta a população, Manuel Sueta, apela maior esforço, para o pelouro que lida com saneamento e meio ambiente a alocar maior parte de investimento, para a área de saneamento do Conselho Municipal de Chimoio, para que este tenha capacidade de recolher e tratar a tempo e horas o lixo.
“O Conselho Municipal, deve ser responsável pelo tratamento do lixo, chamando desta feita, aos munícipes, para contribuírem na limpeza da Cidade de Chimoio”, frisou presidente da Assembleia Municipal de Chimoio Manuel Sueta.
Contudo, a população exige que o conselho municipal retire o lixo com tempo e hora para criar bom ambiente nos mercados e nas zonas residuais.
Abrahamo Cufa