Destaque Bonete diz que gestão de recursos hídricos do rio Púguè passam pela...

Bonete diz que gestão de recursos hídricos do rio Púguè passam pela cooperação de Moçambique e Zimbabwe

O ministro das obras públicas, habitação e recursos hídricos, Carlos Bonete Martinho, disse que gestão de recursos hídricos do rio Púguè passa pela cooperação entre Moçambique e República do Zimbabwe.

A informação foi tornada publica nesta segunda-feira (11), pelo dirigente a quando do decurso da cerimónia de assinatura de acordo para cooperação, desenvolvimento, gestão e utilização sustentável dos recursos da bacia do rio Púguè.

Segundo a fonte o rio Púguè, constitui-se como um dos rios internacional com importância vital no desenvolvimento económico de Moçambique pela sua contribuição na produção agrícola.

Carlos frisou ainda que, a região da SADC, esta sendo assolada pela seca, dai que há necessidade do bom uso dos recursos hídricos para fazer face aos impactos negativos dos eventos climáticos e consequentemente garantir o auto sustento da população.

Entretanto, presente na cerimónia a ministra do Ambiente, Agua e Clima no Zimbabwe, Oppah Muchinguri, disse que para melhor proveito dos recursos hídricos da bacia do rio Púguè, vão desenhar estratégias para proibição da mineração de ouro nas proximidades do Púguè.

Recomendado para si:  Governo assegura que funcionários fantasmas não constituem encargo para o Estado

Importa salientar ainda que a cooperação destes dois países neste acordo conta com o apoio da Suíça.

Abrahamo Cufa