Destaque Bolsa de fome já afecta população dos distritos de Vanduzi, Chimoio e...

Bolsa de fome já afecta população dos distritos de Vanduzi, Chimoio e Gondola

Bolsa de fome decorrente da estiagem que se fez sentir em Moçambique afecta população dos distritos Vanduzi, Chimoio e Gondola na província central de Manica, centro do país e já lançam grito de socorro a quem de direito.

Falando a nossa reportagem alguns moradores dos postos administrativos de Matsinho, Cafupe, e Cidade de Chimoio disseram que a fome já se faz sentir nas suas famílias, visto que até então nada tem para a sua alimentação.

Aliás as fontes explicaram que foi doloroso ver suas culturas serem consumidas pelo sol, resultado da queda irregular da chuva após tanto trabalho feito nos seus campos, facto que deixou muitas famílias sem alimentos.

Lodesta Capunzene, por sinal uma idosa e responsável de quatro netos órfãos lamentou a acção da seca, tendo referenciado que nas suas terras nada colheu.

Lodesta foi mais longe ao explicar que alguns petizes sob sua custódia poderão abandonar a escola a fim de fazer algumas actividades para o seu auto sustento.

Na mesma vertente a nossa reportagem conversou com Cecília Manuel e Bitone Jemusse por sinal este ultimo Secretario de célula no povoado de Maliondo dois, disseram necessitarem de apoio alimentar visto que estão a sobreviver pelos Tubérculos e frutas silvestres.

Dados indicam que província de Manica mais de sessenta mil pessoas foram afectadas pela estiagem, e que necessitam de apoio alimentar.

Abrahamo Cufa