Pescadores do centro comunitários de pesca do Rio da nova Révuè mostraram ao Ministro de Mar, Águas Interiores e Pescas Agostinho Mondlane, avanços significativos na actividade pesqueira naquela região do país.
A título de exemplo para 2016 foi planificada a pesca cerca de 420 toneladas de mariscos e desta meta já foi realizada uma cifra na ordem de 54% correspondente a 230 toneladas só no primeiro semestre deste ano.
Dados em nosso poder indicam que se comparado ao igual período do ano passado, houve uma redução de 5% de pescados devido a estiagem que condicionou a redução dos níveis da água no Rio da nova Révuè.
Apesar dos avanços os pescadores do Centro Comunitário de Pesca da nova Révué queixaram-se ao Ministro de Mar, Águas Interiores e Pescas Agostinho Mondlane, da falta de meios materiais para facilitar a realização das suas actividades e consequentemente o cumprimento das metas almejadas.
Trata-se da falta de embarcação própria para pesca com vista a evitar casos de naufrágios no período de mau tempo uma vez que actualmente usam canoas de fabrico artesanal. Falaram também da falta de material de pesca como é o caso de redes, uma vez que para adquiri-los têm recorrido a cidade da Beira que dista 300 km do seu local de trabalho.
Clamam ainda pela falta de material de salvação em caso de naufrágio, embarcação de fiscalização da actividade pesqueira, entre outras questões levantadas durante a visita do Ministro de Mar, Águas Interiores e Pescas que se encontra na província de Manica desde quarta-feira.
Questionada sobre os problemas a directora provincial Mar, Águas Interiores e Pescas Beniguima Gama Cuambe, disse que a província já recebeu três embarcações a motor que já estão destinadas para distrito de Tambara e espera-se a recepção de 10 embarcações que uma destas será destinada para os pescadores de Chicamba ate nos meses de Agosto a Setembro do ano corrente e os restantes para outros pontos daquela região da província.
Esta patente no plano do governo pelo intermédio do fundo do fomento pesqueiro inclusivo a própria direcção provincial através da área da tecnologia pesqueira tem estado a fazer demonstração de embarcações melhoradas, onde depois coloca os motores o que tem mostrado a vantagem do aumento da produção e produtividades do pescador.
Dirigindo se aos pescadores da nova Révuè o Ministro de Mar, Aguas Interiores e Pescas, Agostinho Salvador Mondlane, garantiu que com a reabilitação da albufeira de Chicamba vai permitir maior acumulação da água o que também vai possibilitar a captura de peixe.
Mondlane, pediu igualmente aos pescadores para o fabrico de barcos melhorados para actividade no período do mau tempo, criação de gaiolas para nova técnica da produção de mais peixes, melhoramento do sistema de pesca para o combate a pobreza e melhoria igualmente da vida dos mesmos com a construção de casas, compras electrodomésticos, mobiliários e muito mais. Pediu ainda maior produção e produtividade que passa pela exportação dos pescados.
Estas palavras foram proferidas no questionamento feito pelo Ministro de Mar, Aguas Interiores e Pescas aos comerciantes na sua visita a província de Manica que este domingo (26) rumou a cidade da Beira, província central de Sofala. Refira-se que o centro Comunitário de Pesca da nova Révuè conta com 12 membros, destes 9 homens e os restantes 3 mulheres.
De salientar que nesta albufeira encontram-se peixes como a tilapia, carpa, corvina chicamba, entre outros tipos que se comercializa por 500 à 2.500 Meticais.
Abrahamo Cufa Mapuca


















