Destaque Jornalistas chamados a usarem documentos que lhes conduzem para não cairem ao...

Jornalistas chamados a usarem documentos que lhes conduzem para não cairem ao erro profissional

Procurador da República na Procuradoria Provincial de Manica Inácio Vumbuca, diz que jornalistas devem observar as informações que publicarem se são do interesse público ou privado para não transgredir-se o profissionalismo e a ética profissional.

Segundo este dirigente no estado de direito como Moçambique, ninguém está em cima da lei, dai que os profissionais de comunicação devem trabalhar baseando-se na lei da imprensa, de direito a informação, constituição da república como documento mãe e outros que conduzem o Jornalista a não transgredir o seu trabalho no seu dia-a-dia.

Inácio Vumbuca, falava do assunto e respondia as questões levantadas por jornalistas de vários órgãos de comunicação social, desta região central do país, presentes na palestra sobre “O papel da imprensa no combate a corrupção e crimes transnacionais”.

Os jornalistas levantaram várias questões, como o caso da averiguação e esclarecimento de casos de ocupação de vagas nas empresas do estado entre membros da mesma família, e também do não esclarecimento de alguns casos achados relevantes ou grandes, sendo de corrupção e outros.

Entretanto, depois deste questionário, o procurador da república na procuradoria provincial de Manica, Inácio Vumbuca, respondeu que “no estado de direito como Moçambique, ninguém esta em cima da lei dai que os profissionais de comunicação devem trabalhar baseando-se na lei da imprensa, de direito a informação, constituição da república como documento mãe vigente no país”.

Refira-se que estas palavras foram proferidas numa palestra sobre “O papel da imprensa no combate a corrupção e crimes transnacionais“, havia no sábado findo, na sala de sessões da assembleia municipal de Chimoio, com jornalistas de vários órgãos de comunicação social, da província central de Manica.

Abrahamo Cufa Mapuca