Desporto Dominguez, Mexer e Witi não farão parte da Taça COSAFA

Dominguez, Mexer e Witi não farão parte da Taça COSAFA

Abel Xavier não terá na selecção moçambicana os craques Dominguez, Mexer e Witi para a Taça COSAFA, competição que já decorre na Namíbia.

Os clubes onde militam os três jogadores pediram para que não fossem integrados na equipa nacional, pois a prova regional não coincide com as datas-FIFA.

Os três não estão aqui connosco porque [a Taça COSAFA] não é data-FIFA e os regulamentos são claros. Eles querem estar neste espaço da selecção, mas não podem. Recebemos um documento oficial dos clubes a apelarem a não participação dos atletas, pois colide com os seus interesses”, disse Abel Xavier em conferência de imprensa, no Estádio do Zimpeto.

Segundo o antigo internacional português, os Mambas “não estão a competir com os interesses dos clubes”.

Devemos respeitar a sua posição, já que a prova acontece numa altura em que esses atletas estão de férias”, completou.

Aliás, segundo Abel Xavier, a mesma situação acontece também com as restantes selecções participantes na prova, impedidos de contar com os profissionais que actuam em países cujos campeonatos estão, neste momento, no período de férias.

Em face desta contrariedade, o seleccionador nacional foi buscar outros três jovens, designadamente Stélio, da União Desportiva do Songo, para substituir Mexer, Daínho, da Liga Desportiva de Maputo, para o lugar de Dominguez, e Nelson, do Costa do Sol, para a vaga aberta com a saída de Witi.

Recomendado para si:  Cabo Delgado: Nova esquadra da PRM será construída em Metoro

Trata-se, segundo Abel Xavier, de jogadores com talento e que lhe inspiram confiança.

São jogadores importantes para a selecção, independentemente do seu estatuto e de quem estão a substituir. Estão aqui connosco com a mesma confiança, determinação e ambição de vencer. Por isso, estamos a preparar a equipa com o mesmo espírito de competir e discutir os resultados”, disse.

Mesmo sem poder contar com o trio, o técnico não perde esperança nos seus propósitos em relação à Taça COSAFA. Moçambique, segundo classificado da última edição – perdeu precisamente diante da Namíbia, organizador da prova este ano, defronta domingo a República Democrática do Congo, campeã africana do CAN-Interno.

Sabemos que vamos enfrentar um grande adversário, um dos colossos do continente africano, no entanto, conhecemos as nossas qualidades e capacidades para lograrmos os objectivos que perseguimos, os quais passam, no mínimo, por defender o segundo lugar. Vamos potenciar os atletas e trabalhar em conjunto para esta causa comum”, referiu Abel Xavier.

Os Mambas realizam esta quarta-feira duas sessões de treinos, as últimas em Maputo, pois na quinta-feira rumam para a Namíbia.

A Bola

Destaques da semana