Destaque Comerciantes de pescados de Messica queixam-se da avaria do sistema de frio

Comerciantes de pescados de Messica queixam-se da avaria do sistema de frio

Comerciantes de pescados do posto administrativo de Messica, no distrito de Manica, província do mesmo nome, queixam-se ao ministro Mar, Águas Interiores e Pescas Agostinho Mondlane, da avaria do sistema de frio para conservação dos peixes o que tem criado constrangimento de danificação dos mesmos mariscos.

Segundo comerciantes em causa esta maquina esta a fazer falta a algum tempo depois abertura daquele estabelecimento comercial e que informada a directora local, foi esforçada a procurar resolver o problema mais rápido possível, mais ate a data da visita do seu superior a o sistema em causa encontrava-se ainda avarias, dai os vendedores aproveitaram da ocasião para lançar o grito de socorro a quem de direito.

Senhor ministro, estamos a ver a vantagem desta actividade, mais pedimos ajuda da reparação do nosso sistema de frio, Castigo Fernando, Rosa Ernesto e Francisca Tomas, alguns comerciantes abordados pela nossa reportagem quando queixavam-se ao dirigente que visitou o estabelecimento comercial.

Para ministro enterrou-se do tempo da avaria e tranquilizou aos comerciantes tendo pedido a directora provincial a resolver o problema mais rápido possível, depois ao questionário a directora de que se deveu o atraso do acerto da máquina.

MAQUINA AVARIADA 2 COM ALTERNATIVA USADA AGORA

Questionada se existe alternativas ou não para a resolução deste problema, a directora provincial Mar, Águas Interiores e Pescas Beniguima Gama Cuambe, respondeu que da mesma maneira que houve esforço da construção do mercado e compra da própria maquina, foi encontrado um técnico de frio que já havia iniciado a reparação que parou para dar-se lugar a visita e vai retomar na segunda-feira (27), com vista a conclusão da reparação.

A máquina em causa tem a capacidade de conservar cerca de 600 quilos de pescados que são comercializados no local que neste exacto momento esta se usar um congelador como alternativo de minimizar o problema.

A reparação já foi paga avariada a aproximadamente 27 mil meticais desembolsados do cofre do estado sem a comparticipação dos comerciantes locais, tendo em consideração que a decisão foi da direcção provincial local.

CANOUAS USADAS NA PESCA PELOS PESCADORES DE REVUE

Cuambe, disse ainda que a província já recebeu três embarcações a motor que já estão destinadas para distrito de Tambara e espera-se a recepção de 10 embarcações que uma destas será destinada para os pescadores de Chicamba ate nos meses de Agosto a Setembro do ano corrente e os restantes para outros pontos daquela região da província.

Abrahamo Cufa Mapuca