Destaque Cidadãos detidos com certidões de nascimento falsas

Cidadãos detidos com certidões de nascimento falsas

Três pessoas estão detidas, nas províncias de Gaza e Cabo Delgado, por terem apresentado certidões de nascimento falsas, no processo de obtenção de bilhetes de identidade.

A Direcção Nacional de Identificação Civil (DIC) assume que pode haver funcionários envolvidos em esquemas ilícitos e apela para que as pessoas denunciem.

Nós ouvimos dizer que há essas situações na DIC, mas as pessoas não se aproximam até nós para denunciarem formalmente esses casos, e assim fica difícil. É preciso que se diga que funcionário “X” fez “Y”. Aliás, nós tivemos uma situação, num passado recente, em que um funcionário foi descoberto graças a uma denúncia e provou-se que, de facto, ele estava envolvido em actos ilícitos. Mas quando não há denúncia e só se fala nos corredores, fica difícil”, disse o porta-voz da DIC.

Alberto Sumbane falava, ontem, no habitual encontro com a imprensa sobre as actividades desenvolvidas ao longo da semana. No período de 20 a 24 de Junho, a Direcção Nacional de Identificação Civil recebeu mais de 56 mil pedidos de bilhetes de identidade, não tendo sido identificado nenhum estrangeiro que tentou obter o documento ilegalmente.

Felizmente, não tivemos nenhum caso de estrangeiros que se tenham envolvido em actos ilícitos. Porque, como sabem, os estrangeiros não são proibidos de ter bilhete de identidade, desde que cumpram o que vem na lei”, referiu Sumbane.

Ainda durante a semana passada, foi detectada a duplicação de registos de três pessoas.

O País