Destaque Subida do rand influencia no aumento do preço dos produtos importados

Subida do rand influencia no aumento do preço dos produtos importados

A depreciação do metical em relação à moeda sul-africana, o rand, está a anular as medidas adoptadas internamente para travar a subida de preços de alimentos importados. Com uma taxa de câmbio habitualmente nos três meticais, a unidade daquela moeda custa perto de 4.5 meticais.

Com a subida do custo dos alimentos nos últimos meses, o Governo acordou com as alfândegas e os micro importadores a redução dos preços de referência na importação de produtos frescos, como forma de estabilizar o preço destes produtos no país. Os importadores dizem que esta medida aliada à recuperação da produção interna e da África do Sul poderiam permitir a queda de preços da comida se o metical mantivesse o seu valor em relação ao rand. Mas isto não está a acontecer.

Recentemente, o ministro da Indústria e Comércio, Max Tonela, garantiu que caso não houvesse o cumprimento do acordo de que prevê a redução de preços de produtos importados, voltaria a reunir com os intervenientes para garantir que este objectivo se cumpra.

Apesar dos alimentos continuarem caros, de um modo geral, verificou-se, nos últimos dias, a queda do preço do tomate de cerca de 700 meticais a caixa, para 350 meticais, os outros produtos apresentam oscilações pouco significativas.

Recomendado para si:  Governo assegura que funcionários fantasmas não constituem encargo para o Estado

O País