Destaque Polícia Municipal acusada de espancar cidadão até a morte em Chimoio

Polícia Municipal acusada de espancar cidadão até a morte em Chimoio

Vendedores ambulantes amotinaram-se por defronte do mercado feira, na cidade de Chimoio, reivindicando a atitude da Polícia Municipal que é acusada de espancar até a morte um cidadão comerciante na manhã da sexta-feira (20), por este não ter aceitado a retirada compulsiva no passeio onde praticava a sua actividade comercial.

O tido como finado era vendedor de recargas de diversas redes de telefonia móvel, que fora surpreendido por polícias municipais a paisana, daí quando ofereceu resistência foi espancado até a morte.

Quando comerciantes em causa viram a imprensa no local amotinados, começaram por lacrimejar e cantar dizendo “Jacinto devolva nossa pessoa que mataste aqui”. A polícia municipal matou nossa pessoa aqui e para nos sairmos deste lugar traga nossa pessoa primeiro.

Os comerciantes pediram ao Presidente do Conselho Municipal de Chimoio, a apelarem aos agentes policiais do sector que dirigem, para a mudança de atitude, uma vez que tem dado corrida aos comerciantes de carro, o que tem criado queimaduras em vários locais do corpo aos que tem assado massaroca nos passeios e bermas das estradas.

Recomendado para si:  Duas empresas manifestam interesse em recuperar solos degradados pela mineração em Manica

Abordado sobre o assunto pela imprensa no local, o vereador para área de mercado e feira no Conselho Municipal de Chimoio, João Laice Matabeia, refuta a acusação dos vendedores e referiu que o município preparou um espaço e distribuiu aos comerciantes ambulantes para exercerem as suas actividades, mas estes teimam em sair dos passeios o que tira a postura urbana.

Entretanto, os mesmos comerciantes acusam ainda a mesma polícia de ter atropelado na última segunda-feira, uma cidadã comerciante de banana, por esta pôr-se em fuga, quando viu o carro a chegar naquele mercado, daí que a polícia seguiu a até atropela-la e veio a morrer a caminho do Hospital, alegadamente que é única forma de perseguição comerciante polícia camarária.

Refira-se que esta não se trata da primeira vez que comerciantes de vários mercados desta urbe, clamam de mão atitude da polícia municipal de Chimoio, o que já esta a manchar o bom nome da edilidade de Raul Conde Marques Adriano.

Abrahamo Cufa Mapuca