Os participantes do debate público promovido pela fundação Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC) no município de Sussundenga, no distrito de mesmo nome na província de Manica, testemunharam na quinta-feira (12), que há maior envolvimento dos munícipes na governação local.
Neste debate que tinha como tema o envolvimento do munícipe na governação local os participantes avançaram que a edilidade local está colaborar com os munícipes através de reuniões, visitas nos bairros, nas igrejas, mercados e nos debates radiofónicos.
Na sua intervenção o presidente do Conselho Municipal de Sussundenga, Venâncio Veremo, disse que vai continuar redobrar o esforço na governação participativa do munícipe nos programas de desenvolvimento local.
Por sua vez, o Agente Facilitador da Fundação MASC, John Chekwa pronunciou estar muito feliz para ouvir e ver os cidadãos a testemunharem sozinhos uma boa governação praticada pela edilidade do Sussundenga.
Para John Chekwa, governação participativa promove transparência e melhoria de prestação de serviços prestados aos cidadãos.
“Também esta ferramenta facilita o acesso a informação ao cidadão e cria confiança entre o governo e o cidadão“, disse.
De salientar que este já é a terceira edição de debates públicos promovidos pela Fundação MASC com a coordenação das OSCs na província de Manica.
O município de Sussundenga conta com mais mil de dezanove habitantes e completa neste Sábado (14), dois anos da sua existência.
Abrahamo Cufa Mapuca















