Noventa e oito inquiridores terminaram na tarde da sexta-feira, em Chimoio uma formação sobre recenseamento de empresas promovida pelo Instituto Nacional de Estatística, na província de Manica centro de Moçambique.
Trata-se de recenseadores que a partir do dia vinte três do mês corrente irão de unidade económica a unidade económica das regiões centro e norte do país averiguar sobre as actividades das mesmas.
Dos noventa e oito apenas noventa e três, devido o seu empenho durante a formação num período de um mês é que irão formar varias brigadas montadas para o efeito.
Sabina de Ciro e Ercinio Rocha apurados durante a capacitação para os cargos de recenseador e controlador respectivamente prometeram o seu empenho durante o processo de recenseamento de empresas.
Já o director de trabalho emprego e segurança social Mouzinho Carlos em representação do governo provincial de Manica recordou aos formandos que as politicas administrativas do governo e parceiros depende dos dados fiáveis de unidades económicas existentes no país.
O vice-presidente para o pelouro económico no Instituto nacional de estatística Valeriano da Conceição Levene apelou na ocasião aos operadores económicos quer nacionais assim como estrangeiros a maior colaboração e forma que o processo decora sem sobressaltos
Refira-se que recenseadores afectos a província de Manica serão enquadrados em três brigadas a trabalhar durante três meses.
Abrahamo Cufa Mapuca