A Polícia da República de Moçambique (PRM), afecta ao distrito de Sussundenga, deteve durante o fim-de-semana, dois indivíduos de nacionalidade Zimbabueana, na posse ilegal de uma arma de fogo do tipo pistola, com as respectivas sete munições.
Tudo aconteceu quando Ronaldo Macanhezana, que se encontrava na companhia de seu comparsa Samuel Jeck, que na altura faziam se transportar numa viatura, se envolveu num acidente de viação. Segundo eles, a população ao invés de socorre-los, tentou assaltar seus bens, o que fez com que um deles disparasse, facto que despertou a atenção da polícia.
Encontram-se detidos igualmente quatro indivíduos, por estes alegadamente terem furtado cem caixas de bebidas alcoólicas, num dos armazéns na zona da Soalpo em Chimoio. Entretanto um dos indiciados confessa seu envolvimento no caso.
Encontra-se também encarcerado, um cidadão nas celas da segunda esquadra da polícia em Chimoio, em virtude deste ser encontrado na posse de oitocentos meticais em notas falsas. No entanto o indiciado disse, que as notas chegaram até ele através dum comparsa seu.
A Polícia da República de Moçambique em Manica, através da porta-voz Elsidia Filipe, afiançou a imprensa que a detenção dos indiciados, foi graças a denúncia popular.
Outrossim, a PRM em Manica, deteve no mesmo período, um indivíduo em conexão com burlas, assalto a mão armada, violação sexual, e outros três indiciados de roubo de quatro motorizadas na cidade de Chimoio.
Abrahamo Cufa Mapuca