A Polícia da República de Moçambique em Manica, deteve na manhã de quinta-feira (31), dois indivíduos por supostamente terem raptado dois menores, na cidade de Chimoio.
Trata-se de Alberto Francisco e José Cesário, ambos de vinte e nove anos de idade, que aliciaram os menores prometendo que iria compra-los sapatos e de seguida raptaram os petizes, com objectivo de vende-los a um suposto mandante, ao preço de trezentos mil meticais cada criança.
Acção está que redundou no fracasso, devido a denúncia do suposto comprador e a pronta intervenção da polícia. No entanto Alberto Francisco, confessa o crime por ele praticado.
José Cesário, um dos integrantes na acção criminal por sinal, tio dum dos menores conta a sua versão nos seguintes termos e no entanto diz estar arrependido.
“Menti para meu sobrinho agora já estou a sofrer estou arrependido espero que quando eu sair não volto a fazer mesma coisa frisou tio de um dos menores“.
Os menores contam como tudo aconteceu que os raptores teriam prometidos compra-los sapatos e conhecerem nas casas dos mesmos que se colocavam de tios dos supostos indivíduos.
“Ficamos surpreendidos já no bairro da Soalpo onde amanhecemos e hoje nos levou para Nhaurir, um dos bairros da urbe e quando estamos a ser desviados a um lugar que não sabíamos, dai pedimos ajuda as pessoas que passavam próximo do local“, sublinharam as crianças que estavam para serem comercializados.
Por sua vez, a porta-voz do comando provincial da Polícia da República de Moçambique em Manica, Elsidia Filipe disse que tudo foi possível a detenção dos mesmos devido a denúncia do suposto comprador e a pronta intervenção da polícia.
Entretanto, a Polícia da República de Moçambique em Manica, anunciou o ataque perpetrado pelos homens supostamente da Renamo a um autocarro de transportes públicos de passageiros na zona de Nhamatema, localidade de Honde, distrito de Bàrué, que fez um ferido ligeiro na manhã de quinta-feira (31) e registou igualmente um caso de violência doméstica.
Abrahamo Cufa Mapuca