Economia Primeiro Ministro comenta sobre dívida pública e tranquiliza moçambicanos

Primeiro Ministro comenta sobre dívida pública e tranquiliza moçambicanos

Agostinho do Rosário deslocou-se a Washington D.C para realizar encontros com o FMI e o Banco Mundial.

O primeiro-ministro moçambicano usou a sua conta do Facebook para endereçar uma mensagem aos moçambicanos, onde conta detalhes sobre a sua visita de emergência à Washington e pede serenidade aos moçambicanos.

De acordo com um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, “Carlos Agostinho do Rosário irá manter encontros em separado com a directora-geral do Fundo Monetário Internacional, responsáveis a nível do Banco Mundial, assim como com as autoridades norte-americanas”.

Entenda o caso

O FMI cancelou na última sexta-feira uma missão prevista para esta semana a Moçambique devido às revelações de empréstimos alegadamente escondidos no âmbito do caso dos “títulos do atum”, relacionado com o financiamento da empresa pública Ematum, anunciou a directora do Departamento Africano, Antoinette Sayeh.

“O empréstimo em causa ascende a mais de mil milhões de dólares e altera consideravelmente a nossa avaliação das perspectivas económicas de Moçambique”, disse Sayeh, na sede do FMI, em Washington, semana passada.

Veja a mensagem na íntegra:

Boa tarde meus caros compatriotas e facefriends, espero que estejam bem de sáude. Como devem ter acompanhado tive que efectuar uma visita de trabalho a Washington D.C para manter um conjunto de encontros e tratar de questões relacionadas com a dívida pública do nosso país.

Neste contexto, como devem já ter acompanhado através da imprensa nacional e internacional reuni-me sucessivamente com a Directora Geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde; com representantes do Banco Mundial e do Governo dos Estados Unidos da América (EUA). Em breve o Governo irá partilhar oficialmente, pelos mecanismos apropriados, os resultados desta Missão. Mas apraz-me adiantar que até aqui os encontros produziram resultados encorajadores. Há da nossa parte (como Governo) consciência de que esta situação (criada em 2013 e 2014) está a preocupar e a deixar, de certa forma, “agitados” muitos compatriotas.

Não entremos em pânico compatriotas, continuemos focados nas nossas actividades laborais/produtivas. A nível do Governo estão em curso os processos e passos conducentes à rápida normalização das relações de cooperação com as instituições de Bretton Woods e o Governo norte Americano. Menos dias mais dias iremos superar este desafio. Precisamos é de serenar os ânimos. Um abraço e até breve compatriotas!