O governo da província de Manica, disponibiliza cerca de cento e vinte toneladas de comida, composto de milho e feijão, com vista a atender a população atingida pela fome devido a seca e estiagem, das províncias de Manica e Sofala.
Trata-se da população dos distritos de Tambara, Guro, Macossa e Machaze, na província de Manica e deslocados de Canxixe em Maringue na província de Sofala, onde todas culturas dos camponeses secaram.
Segundo Alberto Ricardo Mondlane, governador da província de Manica, no total são 113 mil populares que necessitam de comida por não terem nada de comer nesta altura. Mais sim, são 500 mil pessoas que perderam suas culturas, devido a seca.
Os produtos foram disponibilizados a dia pelo governo, que serão canalizados aos locais em foque que sofreram pela seca e estiagem, em que para os de Maringue, já se encontram no centro de acomodação de Báruè.
Já o director adjunto do Instituto Nacional de Gestão e Calamidades (INGC) Manuel Casimiro Abreu, disse que a distribuição dos produtos em causa deverá seguir critério de disponibilizar primeiro para os necessitados, como mulheres, crianças, chefes de família, idosos, que devem terem de forma gratuita e outros vão ter cooperar no desenvolvimento local.
O INGC, disse que as cento e vinte toneladas de milho e feijão compreendem a primeira fase, e que o segundo apoio está para breve, mas ainda não foi especificado.
Abrahamo Cufa Mapuca















