No troço que liga a cidade de Chimoio a vila de Catandica, distrito de Báruè, província de Manica, centro de Moçambique, a circulação está a ser feita na EN7 de forma condicionada, desde a manhã de segunda-feira (18), devido a uma cratera aberta na madrugada deste domingo (17), por homens armados da Renamo.
O Comandante Provincial da Polícia em Manica disse, à Imprensa que apenas viaturas ligeiras podem transitar, num desvio improvisado, próximo do local onde a plataforma da estrada foi escavada.
Armando Mude Canhenze, informou que logo que a corporação foi informada do sucedido, destacou alguns agentes para garantir a segurança e contactou o sector das Obras Públicas, que está a trabalhar para repor totalmente a transitabilidade rodoviária.
Entretanto, o comandante afirmou que um contingente policial continua no local para manter a segurança dos automobilistas e as viaturas, que ainda aguardam pela reposição total da circulação para puderem passarem ou atravessar.
“Quando são casos do género, a população deve fazer denúncia. Até ao momento ainda não temos nenhum detido, estamos no terreno a fazer a recolha de informações“, disse o Comandante Provincial da PRM em Manica.
A cratera, cuja profundidade impedia o trânsito de veículos automóveis ligeiros e pesados, foi aberta no povoado de Boco-boco, acerca de trinta quilómetros de vila autárquica de Catandica.
O Comandante deu a conhecer que para concretizar esta acção de sabotagem, os homens armados da Renamo mobilizaram a população local, a abrir a cratera em causa.
O dirigente sublinhou ainda que a segurança, foi reposta há bastante tempo. A ordem está garantida, neste momento há uma operação de procura, perseguição dos autores daquele crime macabro.
A fonte disse ainda que na manhã de domingo, os homens armados da Renamo incendiaram três viaturas de civis, sendo dois camiões-cavalo e um turismo que seguiam naquele troço e feriram um cidadão.
Abrahamo Cufa Mapuca