Setenta e sete Bilhetes de Identidade e dezasseis Certidões de Nascimento, emitidos pelos Serviços Distritais de Identificação Civil de Mossuril, Nacala-a-Velha e Memba, na província de Nampula, foram encontrados semana passada na posse de um indivíduo identificado por Carlos Assane, na província de Cabo Delgado.
Quarenta e um BIs foram emitidos no distrito de Memba, 27 em Nacala-a-Velha e nove em Mossuril. Foi neste último distrito onde foram igualmente emitidos os 16 certidões de nascimento.
Carlos Assane confessou às autoridades policiais que se fez aos balcões destes serviços e com os respectivos talões para levantar os BIs que depois alegadamente os entregaria aos legítimos titulares, mediante o pagamento de um valor monetário que não foi revelado.
Segundo o porta-voz da Direcção Nacional de Identificação Civil, Alberto Sumbane, os directores distritais destes serviços em Mossuril, Nacala-a-Velha e Memba estão a responder a processos disciplinares por ter entregue tais documentos a uma pessoa alheia à instituição.
Por outro lado, os mesmos directores estão a ser ouvidos pela Polícia de Investigação Criminal (PIC) a fim de se apurar o seu grau de envolvimento e que havendo indícios criminais poderá ser instaurado um processo-crime contra eles.
“Os directores estão a responder a processos disciplinares porque entregaram os BI`s a uma pessoa estranha à instituição e não procuraram saber por que é que ele era portador de tantos talões. Estamos a trabalhar com a PIC para apurar o seu grau de envolvimento. Caso se confirme, serão responsabilizados criminalmente”, referiu Alberto Sumbane.
Jornal Notícias