Destaque Ampliada a Portagem da Moamba

Ampliada a Portagem da Moamba

A Portagem da Moamba, na EN4, está em obras de ampliação desde Fevereiro último, num projecto da concessionária TRAC que deverá ser concluído até Dezembro deste ano.

Fenias Mazive, director de manutenção da TRAC, diz que depois de concluídas as obras, a portagem da Moamba passará de quatro para oito o número de pistas disponíveis para viaturas, todas equipadas com a tecnologia e-tag, do que se prevê uma melhoria substancial na qualidade do atendimento e no escoamento do tráfego.

Segundo Mazive, o projecto de ampliação prevê que após a ampliação, metade das pistas da portagem sejam reversíveis, podendo servir o tráfego nos dois sentidos. Com efeito, de acordo com a fonte, em função das condições do tráfego, o trânsito em determinado sentido poderá ser servido por seis pistas.

Enquanto isso, já se encontram praticamente concluídas as obras de reabilitação da secção 18 da EN4, que vai do bairro de Mahlampsene até ao cruzamento do Shoprite, na Matola, trabalhos que vinham decorrendo desde Março de 2015 num projecto orçado em cerca de 373 milhões de meticais.

Neste momento o empreiteiro está a fazer trabalhos de correcção de defeitos identificados, mas a obra está praticamente concluída”, explica Fenias Mazive.

Recomendado para si:  Avarias na rede deixam mais de 300 mil clientes da EDM sem energia

Paralelamente, está prestes a findar o prazo de garantir concedido à obra de reabilitação da secção 17 da EN4, no troço entre o cruzamento da Moamba e o bairro de Mahlhampsene, no Município da Matola, cujos trabalhos foram concluídos em 2014.

Orçadas em 1.147 milhões de meticais as obras consistiram na reciclagem e estabilização das camadas da base do pavimento com espessuras mínimas de 200 milímetros e 300 milímetros em zonas localizadas, seguida da construção de uma nova base de 150 milímetros em pedra e de uma camada de desgaste com 45 milímetros de asfalto médio modificado. Paralelamente, serão construídas bermas não asfaltadas com meio metro de largura e 150 milímetros de espessura, além de mecanismos de drenagem levantadas até os novos níveis da estrada.

Neste momento, o empreiteiro está a realizar pinturas de sinalização para depois entregar a obra”, disse Fenias Mazive, acrescentando que brevemente a sua companhia vai anunciar outras obras previstas para este ano naquela estrada, uma das quais é a ampliação da rodovia no troço entre o cruzamento do Shoprite e o Hospital Geral José Macamo, com a possibilidade de estender a obra até à Praça 16 de Junho.

Jornal Notícias