A Comunidade de Chiremera, no posto administrativo de Matsinho, distrito de Vanduzi, pede ao Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM), para potenciar ajuda na área agrícola com vista ao aumento da produção e produtividades naquele ponto do país.
Segundo a comunidade, o ISPM através de seus técnicos qualificados podem ajudar aos produtores agrários dotando-os de técnicas e estratégias de produção de vários produtos alimentares tendo em conta ao melhoramento de dieta alimentar.
A chefe da secretaria da localidade de Chiremera, em representação do chefe do posto, pediu igualmente o aumento de mais infra-estruturas escolares e outras, naquela zona. Este pedido foi endereçado a quando da realização de uma Feira, onde estavam expostos vários produtos com destaque para avicultores, animais zootécnicos, da floresta e fauna bravia, para além dos gastronómicos.
Entretanto, o director do centro de incubação do ISPM em Manica, Estêvão Macarringue, disse que a instituição que dirige, tem apoiado a população com destaque para construção de algumas infra-estruturas escolares, igualmente tem ajudado a população na potenciação agrícola através dos seus extensionistas. Aliás a nossa fonte sublinhou ainda que também tem dado uma oportunidade para que as crianças da comunidade pelo intermédio dos seus campos de prática aprendam alguma coisa para o seu auto-sustento no futuro rematou Estêvão Macarringue director do centro de incubação do ISPM em Manica.
Por sua vez a Ângela Majichi, directora para área científica e pedagógica do ISPM, deixou ficar que a instituição que dirige está a crescer, o maior desafio é de expandir por onde ainda não esta representado ou melhor em alguns distritos com destaque para ensino a distância. Majichi, acrescentou que para o próximo ano a instituição que dirige vai introduzir dois novos cursos que serão de Mestrado em Agricultura e curso de Licenciatura em Biotecnologia.
O ISPM em Manica, conta até então com mil quatrocentos e vinte e sete estudantes subdivididos em seis cursos, concretamente engenheira florestal, agrícola, zootécnica, curso de ecoturismo e gestão de fauna bravia, contabilidade e auditoria, TPA que quer dizer tecnologia de processamento de produtos alimentares.
Abrahamo Cufa Mapuca