Cientistas norte-americanos anunciaram a descoberta de uma nova espécie de polvo, enquanto operavam um veículo remoto de monitorização do solo oceânico. O polvo foi baptizado de “Gasparzinho”, em homenagem ao personagem animado, por se parecer com um fantasma.
“Ele apareceu como um incrível pequeno polvo sentado numa rocha e coberto por uma fina camada de sedimentos. É quase certo de que esta é uma espécie nova e pode ser que não pertença a nenhum género conhecido“, disse o zoólogo Michael Vecchione, da Administração Atmosférica e Oceânica Nacional (Noaa, sigla em inglês).
O animal não possui células de pigmento típicas dos cefalópodes, “isto resultou numa aparência de fantasma, levando ao nome de Gasparzinho (Casper, em inglês), como o personagem do desenho animado“, explicou Vecchione.
Além isso, o polvo “não parecia ter muitos músculos” e não possuía as nadadeiras próprias de polvos que vivem em águas mais profundas. “Isto (viver em grandes profundidades) é pouco comum (para polvos sem nadadeiras)“, contou o cientista.
O “Gasparzinho” foi encontrado a 4.290 metros da superfície, uma profundidade recorde para polvos sem nadadeiras, de acordo com Vecchione.
Diário Digital