Residentes do distrito de Gondola, na província de Manica, mostraram-se indignados com a insuficiência de Postos de Saúde, algo que tem estado a criar enormes transtornos, caso precisarem de assistência médica.
Alia-se a esta dificuldade, a restrição no fornecimento de energia eléctrica, insuficiência de água potável, fraco patrulhamento policial na calada da noite, salas de aulas, entre outras inquietações, que apoquentam os residentes, com maior enfoque para as regiões de Nhashoco e Bengo.
Aqueles populares, foram mais avante ao dizer que, o Conselho Municipal daquela vila autárquica, apesar das dificuldades, tem envidado esforço na construção de mais pontecas e pontes, na remoção de resíduos sólidos entre outras realizações.
Outro valor apontado pela população que irá de certa maneira lhes aliviar é abertura de 30 furos de abastecimento de água potável em todos os Postos Administrativos, o que vai minimizar a escassez de água a aquele povo do Gondola.
Para além de abrirem 30 furos de água potável, também consta do rol das actividades do Governo, a manutenção de 75 quilómetros de estrada em vários pontos, uma ponte que ligará Mussathua ao Posto Administrativo de Amatongas e melhoramento da estrada Inchope estação a Muconha assim vice-versa, segundo Carlitos Janasse director da SDPI dado palavra pelo administrador para responder algumas questões dos populares.
Segundo a fonte, a rocha que não esta a dar acesso para a abertura de furos de água, no Posto Administrativo de Inchope, o seu sector planificou um pequeno sistema de abastecimento deste precioso líquido, atendendo e considerando que aquele posto é que se grita daquele precioso líquido, diferentemente dos outros pontos da província de Manica.
A fonte disse ainda que outras inquietações ora apresentadas, foram registadas e garantiu encaminha-las ao seu superior hierárquico, mais deu a conhecer que a edilidade promete erguer no presente ano, 3 salas de aula.
Já o Administrador do Distrito de Gondola, Moguen Candieiro, mostrou a disponibilidade de juntar-se a população do incluir no plano das realizações do Governo, todas as preocupações dos populares dai que apelou na ocasião a vigilância a todos os níveis como forma de reduzir acções maléficas.
Candieiro, referiu ainda que, todas as actividades planificadas estão orçadas em pouco mais de 7 milhões de meticais, fundo este proveniente do cofre do estado, e pretende cumprir com o planificado uma vez que já possui o orçamento, bastando assim lançar os concursos a fim de adjudicar os empreiteiros as referidas obras.
Entretanto, no distrito de Gondola em Manica, há restrição no fornecimento de energia eléctrica, insuficiência de água potável, fraco patrulhamento policial na calada da noite, salas de aulas, entre outras inquietações, ainda desafia ao Governo a resolver estas preocupações, para que a população viva com condições minimamente resolvidas.
O Governo Municipal e Distrital, tem trabalhado afincadamente dia-a-dia, em quase todos os bairros daquela vila, com intuito de auscultar os problemas que apoquenta os Munícipes e resolver faseadamente.
Apesar destas preocupações, a população enaltece, o trabalho feito pelas entidades de Forças e Seguranças deste país, para além dos policias, que tem garantido a ordem e segurança pública naquele distrito o que vai culminar com a resolução daquelas preocupações do povo rapidamente.
“Gondola tem condições para a produção de alimentos mais para exportarmos a Chimoio e Beira, é preciso boas estradas e tranquilidade nas estradas, uma vez que esta zona tem sido escaldo muitas vezes pelos homens da Renamo, agora já estamos seguro através da detenção de alguns deles“, sublinhou a população local em entrevista a nossa reportagem a dias num comício popular orientado pelo administrador distrital.
Abrahamo Cufa

















