Chuvas acompanhadas por descargas atmosféricas, que se fazem sentir desde passado dia 25 de Janeiro a esta parte, causaram a morte de cinco pessoas e destruição de diversas infra-estruturas tais como salas de aula, centro de saúde, igrejas, entre outras.
Segundo o porta-voz, da II sessão do governo de Manica, centro do País, Estêvão Rupela, para fazer face ao drama, o executivo em parceria com o Município de Chimoio, forneceu diversos tipos de apoio às famílias afectadas.
O dirigente, sublinhou que o governo provincial de Manica, apoiou aos familiares das vítimas com sexta básica, produtos alimentares e urnas como forma de solidarizar-se e garantir o cortejo fúnebre das mesmas.
Num outro desenvolvimento a fonte, disse que a Província não alcançou a meta prevista para inscrição de novos ingressos da 1ª, 6ª, 8ª e 11ª classe para o ano 2016, dai que apela aos pais e encarregados de educação no sentido a aproximarem as direcções das escolas.
De recordar que o prazo para inscrição de novos ingressos da 1ª, 6ª, 8ª e 11ª classe, terminou a 22 de Janeiro corrente, mas a cifra dos alunos inscritos, está a abaixo de 60% o que obriga o sector de educação a redobrar esforços tendo em conta que o ano lectivo arranca a 5 de Fevereiro próximo.
Abrahamo Cufa