Destaque Forças de defesa de segurança detêm indivíduo supostamente pertencente a Renamo

Forças de defesa de segurança detêm indivíduo supostamente pertencente a Renamo

Forças de defesa e segurança afectas a província de Manica capturaram um jovem supostamente pertencente aos homens armados da Renamo, no posto administrativo de Inchope.

Trata-se de um indivíduo de 20 anos de idade que responde por Zacarias Manuel, que segundo ele foi capturado pelos homens da Renamo a duas semanas onde foi conduzido a base de Mangomoi no posto administrativo de Muxungué.

O jovem supostamente pertencente aos homens da Renamo, disse ainda que foi treinado durante o período, com objectivo de criar terror na região centro do país principalmente ao longo da EN, atacando viaturas que fazem aquele troco a mando do régulo Mangunde ou simplesmente pai do líder da Renamo Afonso Dhlakama.

Somos muitos eu simplesmente fui apanhado quando estava a caminho ao hospital da muda serração porque sofri alguns ferimentos no dia em que estávamos em troca de tiros com as forças de segurança do governo”, acrescentou o jovem já nas mãos das autoridades policiais.

Recomendado para si:  Sudão: Bombardeamento em maternidade provoca oito mortos no Darfur

A Polícia da República de Moçambique em Manica, disse que o homem e foi detido na zona de muda serração, no posto administrativo de Inchope, no distrito de Gondola.

Segundo a porta-voz Elsidia Filipe, a detenção do indivíduo aconteceu numa altura em que o mesmo encontrava-se em fuga depois do ataque atribuído aos homens armados supostamente da Renamo a civis, registado na semana passada na região de Muxungué.

A Renamo voltou a semear mais uma vez um ambiente de tensão político militar desde que o seu dirigente voltou a falar a imprensa de que querem criar centros de controles nas zonas de Inchope, Vanduzi e de Gorongosa.

Refira-se que o jovem detido supostamente pertencente aos homens da Renamo a duas semanas, disse ter executado vários ataques na EN 1 a mando do régulo Mangunde ou simplesmente pai do líder da Renamo Afonso Dhlakama.

Abrahamo Cufa