A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) apresentou ontem segunda-feira (25) o antigo internacional português Abel Xavier como novo seleccionador da selecção de futebol de Moçambique.
“Temos, diante de nós, um treinador que se adequa àquilo que são os nosso objectivos” disse o presidente da (FMF) Alberto Simango Júnior durante a cerimónia de apresentação do no seleccionador nacional. “Queremos bons resultados e apoia a nova equipa técnica dos Mambas”, atirou o Simango Junior.
A nova aposta da selecção moçambicana, combina elementos como ambição, determinação e vontade num único perfil, destacando o facto de o novo treinador ter “raízes moçambicanas”.
“Sabemos que o caminho é longo e não é o seleccionador que joga, mas estamos esperançados“, salientou o presidente da FMF, que preferiu não divulgar os valores da nova contratação.
Abel Xavier, de 43 anos, chega ao comando técnico dos “mambas” num momento em que a selecção acumula maus resultados, tendo sido afastada pelo Gabão na segunda eliminatória de qualificação para a fase de grupos da zona africana de apuramento para o Mundial 2018, e substitui o croata Boris Pusic, que apenas dirigiu a selecção moçambicana nos últimos dois jogos oficiais.
Por sua vez, Abel Xavier, falando durante a cerimónia, disse estar ciente do desafio que possui pela frente, acrescentado que Moçambique tem “matéria-prima suficiente” para competir com a qualquer equipa.
“Eu acompanho a selecção moçambicana há anos“, referiu o novo seleccionador nacional, apelando também a todos moçambicanos para que “abracem a causa dos Mambas, na medida em que este é o clube mais importante de todo país“.
“Estou muito orgulho de voltar ao meu país”,referiu o novo seleccionador dos “Mambas”, garantindo que tudo fará para que os ‘Mambas’ alcancem o respeito internacional que merecem.
Abel Xavier começou a sua carreira de treinador em 2013, quando orientou o Olhanense. O novo seleccionador dos “Mambas” já passou também pelo Desportivo das Aves, da II Liga de futebol português, onde rescindiu o contratos por maus resultados.
O Luso-Português nascido em Nampula, em 1972 iniciou a sua carreira futebolística no Estrela da Amadora, tendo sido transferido para o Benfica, alem dos clubes português o novo seleccionador dos “Mambas” representou os ingleses do Liverpool, Galatasary da Turquia, Los Angeles Galaxy dos Estados Unidos. E fez mais de 20 internacionalizações pela selecção portuguesa de futebol.

















