Preços de produtos da primeira necessidades começaram a disparar nos mercados formais e informais, na província central de Manica, no centro de Moçambique, o que está a deixar os consumidores dos mesmos indignados.
A título de exemplo, saco de arroz de 25 kg que custava 700 meticais soube para 750 meticais a 800 meticais, frango de 120 para 170, galinhas castanhas de 100 para 150, um favo de ovos de 150 para 170 meticais, 1 kg de farinha soube de 30 para 45 meticais, 1 kg farinha de milho de 35 para 50 meticais, batata nacional de saquito de 10 kg de 200 para 350 meticais, estrangeira vindo da África do Sul de 300 para 400 meticais o que levou a equipa da industria e comercio a intervir na situação.
O director provincial da economia e finanças Virgolino Nhate, desafiou aos comerciantes a não subirem preços arbitrariamente o que esta definida pela lei, por que caso contrário já existe medidas severas para disciplinar aos que poderão infringir esta medida.
O dirigente desafiou igualmente aos outros dirigentes a prestarem apoios como forma de não haver falta de energia eléctrica, água potável, segurança nas vias públicas assim como nos bairros da cidade e outros pontos da província, como medidas dos munícipes passarem condignamente a quadra festiva do natal e do final do ano.
Nhate apelou ao sector da indústria e comércio de Manica, a fazer fiscalização dos preços fixados nos mercados a qualquer tempo como medida de fiscalizar aos infractores da lei de fixação dos preços dos produtos da primeira necessidade a nível desta região central do País.
Abrahamo Cufa