O Centro de Formação do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFP), situado no Distrito de Inhassoro, em Inhambane, em parceria com a Sasol, graduou a primeira turma de formação profissional em Soldadura, composto por 16 estudantes, e iniciaram ainda, a formação de três novos cursos nas especialidades de Mecânica Industrial, Electricidade Industrial e de Processamento de Gás.
Na cerimónia de graduação, os formandos enalteceram o papel da Sasol nesta formação vocacional, referindo na sua mensagem aos presentes o agradecimento “pelas condições criadas para a concretização das competências necessárias para a nossa inserção no mercado de trabalho”, disseram.
A formação que visa atender à necessidade de capacitação de jovens provenientes de comunidades locais para potenciar a crescente evolução profissional do mercado, enquadra-se no objectivo da Sasol de estabelecer parcerias no domínio da formação profissional, tendo a empresa o compromisso de investir cerca de 3 milhões de meticais.
Durante a cerimónia, Inocêncio Chambeze, Director Geral do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFP), considerou que a graduação desta turma e a abertura de 3 novos cursos, responde à crescente evolução de profissões e profissionais, face ao desenvolvimento tecnológico e à globalização.
Por outro lado, o representante da Direcção Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social na Província de Inhambane, mencionou o apoio que a Sasol tem dispensado na promoção do emprego, “contribuindo de forma significativa para a prossecução das prioridades do programa quinquenal do Governo 2015-2019, através da formação de jovens no saber fazer como garante do futuro”, sublinhou.
Segundo o Director Residente da Sasol na cerimónia, Mateus Zimba, a formação em Inhassoro é uma questão estratégica, pois permite reduzir a pressão sobre os nossos recursos, quando enviamos jovens aprendizes para Maputo ou mesmo para a África do Sul.
Ele referiu ainda que esta cerimónia, que teve lugar nas instalações do Instituto. Industrial Estrela-do-mar, em Inhassoro, local que permitiu o início da formação, “marca a primeira fase do estabelecimento do Centro de Formação Profissional de Inhassoro, que deverá, no próximo ano, contar com novas instalações a serem construídas de raiz”, adiantou.
De recordar que esta actividade enquadra-se no Memorando de entendimento assinado entre a Sasol e o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, que preconiza a formação profissional destinada a jovens provenientes de comunidades locais da província, através do desenho dos programas para um sistema de formação baseado em competências, e no fornecimento de equipamentos de formação.
Anastácio Marcelino