O Governo Provincial de Manica, acredita que ainda prevalece a problemática de baixo peso a nascença e obtidos por má nutrição em diversas unidades sanitárias, embora a província possui terras altamente produtivas.
Os dados foram avançados pela secretária permanente provincial, aquando da cerimónia de graduação nesta sexta-feira, de 119 técnico de saúde pelo Instituto de Ciências de Saúde de Chimoio, sendo 25 de enfermagem geral, 31 para a área de saúde materno infantil, 31 técnicos de medicina geral e 32 graduados em farmácia.
Francisca Muluana salientou na ocasião, pretender ver a curto e médio prazo resultados concretos dos técnicos recém graduados, atinentes a redução de mortalidade infantil e desnutrição crónica, em diversas unidades sanitárias onde iram se integrar.
Em representação do Director da Saúde em Manica, o médico chefe provincial Firmino jaqueta, instou aos novos técnico a não enveredarem em diversos esquemas que minam o bom nome do sector, a saber roubo de medicamentos, mau atendimento hospitalar, má prescrição de medicamentos entre outros.
Já os novos profissionais de saúde, comprometeram-se em trabalhar em prol da saúde da comunidade e em qualquer ponto do país.
Recorde-se que os 119 técnicos de saúde, graduados nesta sexta-feira juntam-se aos 149, que terminaram o seu curso no primeiro semestre do ano corrente, totalizando desta feita 268 profissionais
formados pelo Instituto de Ciências de Saúde de Chimoio em 2015.