Destaque Em Inhambane: Temane recebe novo Centro de Saúde da Sasol

Em Inhambane: Temane recebe novo Centro de Saúde da Sasol

A população de Temane no distrito de Inhassouro, acaba de receber um novo centro de saúde. Trata-se de uma iniciativa da empresa Sasol Moçambique e visa melhorar a vida das comunidades locais.

O novo Centro de Saúde irá beneficiar mais de cinco mil e quinhentas pessoas, que vivem próximo à Central de Processamento (CPF).

A cerimónia contou com a presença de vários profissionais da saúde, representantes da sociedade civil e a população em geral, e foi presidida pelo Governador da Província, Agostinho Trinta, este agradeceu a empresa pela sua presença em Moçambique, salientando o papel e a importância estratégica que a Sasol tem para com o Governo da província de Inhambane. Ele ressaltou que a parceria tem sido eficaz, “não somente com este hospital mas com vários projectos  nos distritos desta província”.

O Centro de Saúde dispõe de uma maternidade totalmente equipada, uma sala de tratamento com serviços de atendimento de emergência, uma sala de consulta externa, e uma farmácia, todas devidamente equipadas e com acesso a um sistema de canalização de água. Ainda para atender a equipe de saúde local,  duas casas apetrechadas foram construídas.

Avaliado em cerca de 25 milhões de meticais, este Centro de Saúde vai permitir que as mulheres desta comunidade deixem de percorrer cerca de 10 quilómetros para serem atendidos na maternidade mais próxima e terem um parto seguro.

Recomendado para si:  Moçambique reforça estratégia nacional para reduzir acidentes nas estradas

O Director distrital de Saúde, Xavier Silvestre, reiterou “a possibilidade de reduzir as distâncias, melhorar a aderência ao tratamento longo de algumas enfermidades, a redução do índice de partos extra institucionais e a mortalidade  materna”.

Este é o segundo, de três centros de saúde, previsto para atender a população desta região, durante este ano. Ainda em Julho, a Sasol entregou a Benzane, no distrito de Mabote, um Centro de Saúde com as mesmas características, com capacidade para atender cerca de 18 mil pessoas daquele distrito, respondendo aos anseios daquela população que dista a mais de 95 km da sede do Distrito. Até ao momento, cerca de 1900 pessoas foram já atendidas neste centro.

O terceiro centro, será entregue em Pambarra, ainda em Dezembro deste ano. Os três Centros de Saúde terão capacidade para atender às necessidades de cerca de 90 mil pessoas.

Anastâcio Marcelino