A Polícia da República de Moçambique (PRM), deteve um jovem de quase 30 anos de idade, acusado de matar o próprio pai de 83 anos, com recurso a catana, em Homoíne. O crime macabro foi registado em plena luz do dia no último domingo (18 de Outubro).
O jovem aceita o seu envolvimento e realça que o motivo das agressões se deu por conta de um desentendimento entre ele e o seu pai.
No momento da discussão, o jovem tomou posse de uma catana, vindo a golpear seu pai três vezes, sendo uma no braço direito uma na região do abdómen e a outra na região do tórax. Devido aos ferimentos que eram graves, a vítima não resistiu, tendo perdido a vida no local.
O jovem diz ainda não estar arrependido de ter cometido o crime e garante que se houvesse outra hipótese voltaria a matar novamente.
Zacarias Profino Savanguana, comandante da PRM naquele distrito, diz que a detecção deste individuo foi graças a colaboração da população. O individuo após ter assassinado o seu pai, tentou sem sucesso fugir do distrito, onde viria a ser neutralizado no povoado de Machavela.
A Polícia da República de Moçambique não entende os motivos que levaram o jovem o matar o seu próprio pai e diz ainda que mesmo sendo um pai de que maneira, não havia motivos de mata-lo se ao levar o caso as entidades competentes por a ajuda-lo na resolução do problema. Neste momento o jovem encontra-se a ver o sol aos quadradinhos, enquanto aguarda pela decisão do tribunal.
Aliás, Savanguana descarta a possibilidade de que o jovem durante a execução não estava sozinho, há mais gente envolvida na morte deste ancião, mas a polícia garante que vai continuar com as investigações.
Anastácio Marcelino