Economia Nyusi quer gestão transparente de finanças públicas

Nyusi quer gestão transparente de finanças públicas

Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, procedeu a abertura da quinquagésima reunião do Comité Directivo da Organização Africana das Instituições Supremas de Controlo (AFROSAI).

O encontro encabeçado pelo Tribunal Administrativo, contou com a presença de membros do governo; titulares da administração da justiça moçambicana; membros da AFROSAI; e outras personalidades, para debaterem sobre o fluxo financeiro ilícito; a profissionalização de auditores públicos, e metas de desenvolvimento sustentável.

A AFROSAI é uma organização internacional para a promoção e desenvolvimento do intercâmbio de ideias e experiências e melhor controlo de fianças públicas e auditorias.

Durante o discurso, Nyusi, reiterou a responsabilidade do governo de satisfazer as necessidades primárias do cidadão que tem um nível de vida insatisfatório apesar das inúmeras riquezas de Moçambique.

Contribuem para o baixo nível de vida os desastres naturais; o extremismo violento; a imigração; os factores demográficos; e outros. Ainda de acordo com o presidente, estes aspectos fazem com que os países africanos sejam associados à práticas de má gestão de finanças públicas.

Para mudar este cenário, o presidente espera que sejam desenvolvidas ideias inovadoras de gestão financeira através de uma selecção criteriosa das necessidades da população e modelos de gestão de recursos eficazes, e também “para que instituições públicas sejam espelhos de boa gestão das finanças públicas, e inspirar a relação de confiança que deve existir entre o cidadão e o estado.”

Este encontro acontece no ano em que Moçambique foi distinguido para assumir a vice-presidência da Organização das Instituições Supremas de Controlo Africanas de Expressão Inglesa (AFROSAI-E).