Cerca de 453 pessoas morreram e outras 719 ficaram feridas, nesta manhã, durante a peregrinação na cidade de Meca, principal centro islâmico do mundo, na Arábia Saudita.
As Autoridades sauditas confirmaram o número assustador de vítimas, mas alertam que ainda pode subir. As equipes de resgate já se encontram no local – pelo menos 220 carros entre bombeiros e ambulâncias estão a atender as vitimas.
Na terça-feira, milhares de muçulmanos iniciaram a caminhada em direcção ao Vale de Mina, em Meca, para a peregrinação que dura seis dias, no maior encontro anual muçulmano do mundo.
A peregrinação deste ano à cidade Santa de Meca foi, também, marcada por um trágico acidente quando uma grua caiu no interior da mesquita de Meca, há 10 dias, matando cerca de 107 pessoas, e deixando outras 238 feridas.
O último registo de acidentes durante a peregrinação aconteceu em 2006, ano em que cerca de 346 participantes da cerimonia morreram.
Reza a tradição que esta cerimónia serve para apedrejar o “mal”, e a peregrinação está entre os cinco pilares do islamismo que todos os muçulmanos devem realizar pelo menos uma vez na vida.
R7