Destaque Mais uma conquista para “menina de ouro”

Mais uma conquista para “menina de ouro”

Lurdes Mutola

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) atribui hoje o título Doutor Honoris Causa (Dr h.c) à Maria de Lurdes Mutola. A cerimónia decorre no Centro Cultural Universitário da UEM e conta com a presença de várias individualidades.

Mutola foi campeã mundial de atletismo e a primeira moçambicana a ganhar a medalha de ouro. Na sua própria lista de congratulações se podem contabilizar quatro recordes: o recorde mundial de 1000 metros em pistas aberta e coberta, recorde africano dos 100 metros e o recorde africano de 800 metros em pista também aberta. Ela conquistou o Grande Prémio da IAAF (Federação Internacional de Atletismo Amador); foi três vezes campeã africana, duas victórias no campeonato dos Jogos Pan-Africanos e uma na corrida de 150 metros.

Maria de Lurdes Mutola, é portanto detentora de todos os recordes de Moçambique para as suas categorias. Com força nas pernas, bandeira na mão e  Moçambique no coração, Mutola fez vibra mundo e elevou o nome do país além fronteiras.

A distinta cerimónia de condecoração permitirá à “menina de ouro” integrar o corpo de doutores da maior instituição de ensino superior do país.

Recomendado para si:  ANAMOLA lança auscultação pública em reação à exclusão da COTE

O Título de Doutor Honoris Causa é a distinção máxima concebida por universidades à pessoas que se destacam  em determinadas áreas, e que enriqueceram a vida cultural e social.