Destaque Delegações de Moçambique e Zimbabwe visitam campas de Mombeze

Delegações de Moçambique e Zimbabwe visitam campas de Mombeze

Alusivo ao dia dos heróis e das forças zimbabueanas, uma delegação envolvendo quadros de diferentes sectores, escalou, ontem segunda-feira (10), o povoado de Mombeze, no Posto Administrativo de Matsinho no distrito de Vanduzi.

O acto enquadra-se no fortalecimento das relações políticos militares, entre os dois povos, tendo em conta a história da luta pela libertação dos povos, moçambicano e zimbabueano.

No local, as duas delegações, visitaram as campas onde jazem os restos mortais de tropas zimbabueanas, mortas pelo regime minoritário de Ian Smith, facto que serviu para homenagear aqueles que deram as suas vidas em prol da paz.

Para o delegado interino da Ciência e Tecnologia Ensino Superior, Alberto Manuel Sarende, esta iniciativa visa manter o historia da luta pela libertação, o que vai tornar imortal os feitos dos heróis.

Os representantes do povo Zimbabueano e confissões religiosas, da cidade de Chimoio, representadas pelo evangelista Félix Chinaca, apelaram ao povo dos dois países a preservarem a unidade nacional, paz e progresso destes países vizinhos.

De recordar que no local, jazem pouco mais de três mil zimbabueanos mortos pelo regime de Ian Simith, durante a luta de libertação daquele pais vizinho.