Destaque OMS recomenda agravamento de impostos para reduzir consumo do tabaco

OMS recomenda agravamento de impostos para reduzir consumo do tabaco

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta terça-feira, em Manila, Filipinas, o quinto Relatório sobre a Epidemia Global de Tabagismo 2015, no qual a organização insta os governos a adoptarem políticas que consubstanciem o agravamento de impostos para as indústrias de produção do tabaco, de modo a reduzir vítimas que consomem aquele produto.

Segundo o relatório, poucos países cobram níveis adequados de impostos sobre cigarros e outros produtos de tabaco e com isso, perdem de salvar vidas e gerar receita para maiores investimentos em serviços de saúde.

“Aumentar os impostos sobre os produtos do tabaco é uma das maneiras mais eficazes e de baixo custo para reduzir o consumo de produtos que matam, e ao mesmo tempo, gerar receitas substanciais”, defendeu a directora Geral da OMS Margaret Chan, convidando os governos para que olhem as evidências e não para os argumentos da indústria, e adoptem uma das melhores opções de política.

Refira-se que entre os países membros da OMS, apenas 33 países aplicam impostos que correspondem a mais de 75 por cento dos preços de varejos de cigarros e outros produtos de tabaco.

Recomendado para si:  Trágico acidente no rio Níger na Nigéria faz 26 mortos

Presume-se que muitos países aplicam taxas de impostos extremamente baixas e outros não têm nenhum imposto especial incidindo sobre esses produtos.