A violência regressou ao país. Agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) confrotaram-se com homens armados da Renamo, na tarde do último domingo (14), no distrito de Tsangano, província de Tete, que resultaram em morte de um agente da UIR e três feridos.
O confronto teria começado quando uma brigada composta por um número de aproximadamente 20 agentes da UIR e os agentes dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE), que se fazia transportar em quatro viaturas policiais, saíram de Tete com o objectivo de desactivar uma base da Renamo em Chiabane que fica no limite entre Moatize e Tsangano.
A missão seria pernoitar nas redondezas da base da perdiz para o trabalho de reconhecimento e no dia seguinte, (segunda-feira), pela madrugada, tomar de assalto a base. Mas o plano acabou fracassando porque os homens da Renamo tomaram conhecimento do assalto logo na tarde do Domingo.
Segundo o Canal Moz, os homens da Renamo ficaram na ponte sobre o rio Chiabane à espera dos agentes da FIR e, quando as forças governamentais tentavam atravessar o rio em direcção à base da Renamo, foram recebidos com tiros e saíram em debandada.
A população de Tsangano está a abandonar as suas casas e deslocar-se para o país vizinho Malawi, devido ao espectro de confrontos militares.
Administradores daquele território confirmaram os factos à um das fontes, sem avançar o número de mortos nem feridos, mostrando preocupação pelo facto de na região ter uma Escola Primária que se esperava reabrir depois de encerrada nos últimos confrontos.