Destaque Vietnam adere a movimento para combate á caça furtiva

Vietnam adere a movimento para combate á caça furtiva

Uma delegação do alto nível Vietnamita visita Moçambique para junto de representantes do Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia dialogar sobre formas de combater a caça furtiva e proteção da biodiversidade.

Trata-se de um encontro que integra agências das Nações Unidas e organizações internacionais em Moçambique para troca de informação e busca de cooperação mais estreita com os Vietnamitas.

“Vietnam é destino da maior parte de cornos de rinocerontes resultantes da caça furtiva. Ora, o governo está a tomar medidas concretas para parar com isso”, adiantou Shawn Barber, Alto Comissário do Vietnam.

“Estamos felizes por fazer parte deste movimento, pois acreditamos que com o encontro e envolvimento de todos os parceiros é possível salvar as poucas espécies protegidas que restam”, afirmou Barber.

Barber diz ainda que com este movimento será possível “acabar com a caça furtiva e outras práticas ilegais de comercialização de produtos do crime”, acrescentou.

Este encontro foi impulsionado pela apreensão que houve na semana passada, de uma mercadoria ilegal com mais de uma tonelada de pontas de marfim e cornos de rinoceronte prestes a ser contrabandeada.

De ressaltar que segundo a polícia, trata-se da maior apreensão de sempre de marfim e cornos de rinoceronte na história do país.