Destaque Mulémbwè é candidato oficial da SADC à corrida da presidência do PPA

Mulémbwè é candidato oficial da SADC à corrida da presidência do PPA

O antigo dirigente da Assembleia da República, Eduardo Mulémbwè, foi eleito esta terça-feira, na cidade de Midrand, África do Sul, como candidato regional ao cargo de Presidente da Assembleia Pan-Africana (PPA).

Por via de votação, as Assembleias nacionais dos estados membros da SADC elegeram Mulémbwè com 25 votos, contra 11 do seu adversário na mesma corrida, Fortune Charumbira, da vizinha república de Zimbabwe.

Com esta eleição, o moçambicano concorre pela presidência do parlamento continental para a sucessão do actual nigeriano Bekel Amade, cuja eleição vai ter lugar no dia 27 do corrente mês em Midrand, sede do organismo continental, onde Mulémbwè vai disputar a presidência com um camaronês, por sinal o vice-presidente cessante.

Para Ivone Soares, representante do parlamento moçambicano, com esta eleição estão criadas todas as condições para que Moçambique vença e possa presidir o Parlamento Pan-Africano.

Refira-se que o PPA tem como principal objectivo criar uma plataforma comum para os povos africanos e as suas organizações envolverem-se nas discussões dos problemas e desafios que África enfrenta.

Recomendado para si:  Vagas de emprego do dia 06 de Outubro de 2025