Destaque Laboratório de Tuberculose com serviços reconhecidos

Laboratório de Tuberculose com serviços reconhecidos

O Laboratório Nacional de referência da Tuberculose do Instituto Nacional de Saúde foi nesta segunda-feira  reconhecido pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), com o Certificado de acreditação para o diagnóstico através da microscopia de fluorescência e dos exames culturais em meio líquido e meio sólido.

Trata-se da principal evidência de que o mesmo presta serviços equiparados aos padrões internacionais de qualidade.

Durante a cerimónia de celebração, a Ministra da Saúde disse que o reconhecimento é um factor impulsionador na busca de estratégias de combate à Tuberculose.

“Este constitui o mais elevado reconhecimento internacional da competência técnica e de gestão de qualidade que pode ser atribuído a um laboratório médico”. Com este feito, “O Ministério da Saúde dá um passo significativo no reconhecimento da melhoria da qualidade da prestação de serviços de saúde”, disse.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) existem em África 340 laboratórios médicos acreditados. Na sua maioria são privados e localizam-se na África do Sul.

A Tuberculose é um dos sérios problemas da saúde pública em Moçambique, onde se registam anualmente 140.000 novas infecções e grande parte das vítimas não recorrem às unidades sanitárias, daí que o fortalecimento das condições de diagnóstico, tratamento e combate a propagação da doença é uma das prioridades do Ministério da Saúde (MISAU).

Recomendado para si:  Governo cria Força-Tarefa para enfrentar a crise de financiamento no sector da saúde