O Ministério da Saúde (MISAU), alertou na última sexta-feira, que o uso de óculos inadequados e piratas é um factor que leva pessoas a contrair cegueira. Entretanto, constitui problema também, a falta de bancos de óculos no país.
Segundo a coordenadora do programa de oftalmologia no Ministério da Saúde, citada pelo O país, Mariana Abdula Mbofana, pessoas têm problemas de vista e acabam por contrair a cegueira devido ao uso de óculos inadequados e piratas.
Ademais, maior parte dos moçambicanos, sobretudo a camada jovem, utiliza óculos inadequados e piratas, sem saber o risco de saúde que os espera doravante, facto que preocupa as autoridades sanitárias nacionais.
Uma outra preocupação manifestada por Mbofana, é a escassez de bancos de óculos, sendo que, actualmente, em todo território nacional existem 11 Bancos, dos quais apenas 6 em funcionamento.